quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Viagem no tempo é proibida na China


Por mais absurdo que possa parecer é isso mesmo que você leu, porém não da forma que você acha. Pode ficar triste, ainda não descobrimos como voltar ao passado. Mas fique feliz que você pode assistir filmes e séries sobre o tema, porque na China você não pode nem pensar nisso.

Em março de 2011, a Administração de Rádio, Filme e Televisão do Estado do governo chinês emitiu um novo conjunto de diretrizes, que desaprovava a "fantasia, viagem no tempo, compilações aleatórias de histórias míticas, enredos bizarros, técnicas absurdas, e mesmo a propagação de superstições feudais, fatalismo e reencarnação, lições de moral ambíguas, e uma falta de pensamento positivo".

O romance de viajar de volta no tempo mexeu com o público chinês, como séries como Palace, sobre uma mulher que volta a Cidade Proibida durante a Dinastia Qing e se apaixona por um sucessor da realeza. Embora seja difícil imaginar como séries como Palace possam oferecer risco de qualquer tipo de ameaça social, a China tem uma grande história recente que seria melhor seus cidadão esquecerem, ao invés do sonho de alterar. O Grande Salto Adiante, por exemplo, que ocorreu entre 1958 e 1962, onde Mao-Tsé Tung propôs um novo tipo de governo igualitário, resultou na morte cerca de 45 milhões de cidadãos, principalmente por fome.

Um dos governos mais opressivos do mundo, a China libera apenas um pequeno punhado de filmes ocidentais a cada ano. No entanto, dada  a enorme população e de classe média emergente, é a vantagem financeira d cada cineasta jogar a bola. Em 2012, o filme Looper com Bruce Willis, teve enorme sucesso na China apesar de seu tema de viagem no tempo.
Diferentemente da maioria dos filmes, Looper apresenta personagens do futuro viajando ao presente, e não apresenta qualquer efeito ou críticas a cultura Chinesa, o que talvez explica o porque dele ter sido aprovado no país.
No entanto, um filme tão inocente como "De Volta Para o Futuro", que possui uma viagem ao passado (e o personagem principal interage com a própria mãe), provavelmente seria desaprovado, pois "altera o destino".
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Comente. É de graça e ajuda o moderador a criar conteúdo de qualidade para você. Todo mundo sai ganhando.