quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Foto controversa: Jesus no mijo


Andres Serrano é um fotógrafo americano que ganhou notoriedade por usar fezes, corpos e fluídos corporais em seu trabalho. Serrano foi criada em uma rígida família católica. Em 1987, ele criou uma fotografia intitulada Piss Christ (Jesus no mijo). A imagem mostra um pequeno crucifixo de plástico mergulhado em um copo de urina do artista. A fotografia era parte de uma série de fotos que mostram estatuetas clássicas submersas em vários líquidos, incluindo leite, sangue e urina. Serrano recebeu 15 mil dólares pela imagem, que foi fornecida pelos Estados Unidos patrocinada pela National Endowment for the Arts (Doações Nacionais Pelas Artes). Em 1989, a imagem foi exibida pela primeira vez e o evento causou um enorme escândalo. As pessoas ficaram indignadas sobre a imagem e alegou-se que o financiamento do governo dos EUA de Piss Christ violou a separação entre Igreja e Estado.

Andres Serrano recebeu ameaças de morte por causa da controvérsia e perdeu o apoio público. Ele respondeu que a imagem não tinha intenção de denunciar a religião, mas alude a uma comercialização barata de itens cristãos na cultura contemporânea. Os defensores da imagem têm argumentado que é uma questão de liberdade de expressão. Por outro lado, outro sentem que seu dever é destruir a imagem se for exibida em um museu. Em 1997, uma retrospectiva da obra de Serrano foi destaque na Galeria Nacional de Victoria em Melbourne. Durante a apresentação, dois adolescentes atacaram Piss Christ com um martelo. Em 17 de Abril de 2011, uma cópia de Piss Christ foi vandalizada  "além do que se podia reparar" por manifestantes cristãos durante uma exibição em Avignon, na França.


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. "...a imagem não tinha intenção de denunciar a religião, mas alude a uma comercialização barata de itens cristãos na cultura contemporânea."

    Muito Bem!

    ResponderExcluir
  2. Aliás... toda a igreja (de qualquer religião) não deixa de ser um comércio.

    ResponderExcluir
  3. Po, achei a imagem legal. Acho meio babaquice ameaçarem o cara por causa disso... Argumento bel válido pelos defensores da imagem: liberdade de expressão!

    ResponderExcluir
  4. Sem falar que eu não gosto de imagens de Jesus, pois ninguém sabe como Jesus realmente era. Então quem foi mergulhado na urina não foi Jesus, apenas um objeto religioso.

    ResponderExcluir

Comente. É de graça e ajuda o moderador a criar conteúdo de qualidade para você. Todo mundo sai ganhando.