segunda-feira, 27 de maio de 2013

10 animais que se defendem de forma MUITO bizarra - Parte 1

Uma grande prova da evolução é o próprio ser humano e suas guerras. Aqueles que atacam e se defendem melhor sobrevivem; simples assim. Mas parece que a natureza, às vezes gosta de brincar de "Jogos Mortais" com alguns bichos. São inacreditáveis os métodos de defesa de alguns animais. Um sapo que quebra as próprias pernas, formigas que explodem, o lagarto que espirra sangue pelo olho... Não acredita, leia o post e entenda.

1. Formigas bomba da Malásia
Camponotus saundersi é uma espécie de formiga encontrada na malásia. Como o próprio nome sugere elas simplesmente explodem, acabando com a diversão do predador. Brincadeira a parte é real. Elas possuem uma espécie de "cola tóxica" que sob ameaça causa uma explosão (a formiga espera até o inimigo estar perto o suficiente para que a explosão seja fatal). Seus abdomens possuem glandulas, onde é produzido o veneno, na hora da "guerra", elas contraem o abdômen e cometem suicídio em nome do formigueiro.

2. Pepino-do-mar

O pepino do mar pode literalmente assumir diferentes estados corporais - do sólido ao líquido - para se defender. Como outros equinodermes o pepino tem um tipo de colágeno em sua pele capazes de excretar ou absorver mais água efetivamente para passar de um estado "líquido" a um sólido. Eles podem transformar seu corpo em uma "gosma", passar por um pequeno buraco e se solidificar do outro lado. Mais incrível do que se fazer em pedaços e se recompor do outro lado, é conseguir virar seu corpo do avesso para que seu interior tóxico envenene seus predadores. Sim, Pepinos-do-mar podem fazer isso. Se eu fosse você não mexeria com eles.


Pra mim isso aí foi um negão que esqueceu o pênis por ali.


3. Peixe-bruxa
O Peixe-bruxa (também conhecida como feiticeira) tem um jeito bem nojento de se defender. Quando sob ataque, ele exala uma gosma sufocante de seus muitos poros que envolve seu predador em uma substância pegajosa fatal. O problema é que as vezes ele mesmo cai na própria armadilha, mas na maioria das vezes se contorce e se livra do problema. Assista o vídeo abaixo com as anotações para entender.



4. Trichobatrachus robustus
Também conhecido como "Sapo peludo", intencionalmente quebra os próprios ossos, fazendo com que a fratura exposta se tornem garras afiadas. Tipo um Wolverine, só que mais viscoso e mais bizarro porque afinal, são SAPOS né cara! Os cientistas ainda não sabem se esse bicho é capaz de se regenerar ou retrair as "garras". E além de tudo como o próprio nome diz, ele é peludo, o que não impede que nas regiões onde ele é encontrado, algumas pessoas o assem e devorem como um delicioso lanche.

5. Gambá
Pouca gente sabe mas o Gambá não "é" fedido. Mas não quer dizer que a fama de fedorenta seja absurda. Os animais produzem um líquido fedorento através das glândulas axilares. Esse líquido é utilizado pelo animal como defesa. Na fase do cio, a fêmea costuma exalar este odor para atrair os machos.

Semana que vem sai a segunda parte com outros cinco animais que usam métodos bizarros para sobreviver a ataques. Até...

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Comente. É de graça e ajuda o moderador a criar conteúdo de qualidade para você. Todo mundo sai ganhando.